HERDADE T7 | Monte dos Valegões
  • Área com aproximadamente 40 HA - Coordenadas Google 37º42´58” N, 8º30´14”W.
À venda
€ 3.000.000,00
DESCRIÇÃO DO IMÓVEL

O Monte dos Valegões está localizado na freguesia de Relíquias, concelho de Odemira, distrito de Beja, com as coordenadas Google 37º42´58” N, 8º30´14”W.

Com uma área aproximadamente de 40 HA, possui uma moradia e demais instalações de apoio à mesma, bem como instalações de apoio à área agrícola.

A instalação principal com 300 Mts2, possui uma cozinha aberta totalmente equipada com sala de estar, sala de jantar e sala de convívio, 6 suites, um serviço e um escritório com alpendre, bem como um parque de estacionamento para 5 viaturas.

Como apoio a este edifício principal existe uma cozinha regional com atelier para diversas atividades, assim como uma lavandaria. A piscina de água salgada (22 x 6 Mts), situa-se num nível inferior sendo enquadrada por um alpendre de colunas no qual se inclui uma banca e um “barbecue “com exaustor, bem como uma casa de apoio, com casa de banho completa e onde é guardado todo o material desta área.

Num outro nível existe uma sala de máquinas de apoio à piscina e onde é efectuado o tratamento da água potável com furo próprio. Na habitação principal existe também um arrumo técnico no qual se concentram o sistema solar (águas sanitárias e água da piscina não operacional) e o controlo do piso radiante com bomba de calor reversível exterior.

Existem também dois fogões de sala, um com cassete outro sem. No apoio à parte agrícola existe um armazém industrial com 300Mts2, no qual existem dois quartos, um vestiário, uma cozinha e uma casa de banho completa. Existe ainda uma outra construção anexa à charca, onde está situada todo o controlo da rega gota a gota (c/furo próprio mais nascente) do olival, bem como um galpão onde se guardam as alfaias agrícolas.

Existe uma outra charca que se destina a receber as águas da chuva, a qual não está a ser utilizada, bem como uma bomba eólica (catavento) com o respetivo furo.

As CULTURAS existentes para além da horta e do pomar consistem num olival intensivo (com aproximadamente 17 HA com as variedades cobrançosa, arbequina e frontoio), um medronhal (com aproximadamente 10 HA), uma vinha (com aproximadamente 1,2 HA de uva de mesa Dona Antónia) sendo o restante terreno de monte de sobro, embora este apresente alguma dispersão.

Apenas é explorado economicamente os sobreiros (extrai-se a cortiça de dois em dois anos e é vendida na árvore) e o olival, o qual produziu no ano transacto 92 toneladas de azeitona. Normalmente enviamos as azeitonas para um lagar existente em Colos (cerca de 3 KM de Relíquias), cujo azeite é vendido a a granel sendo uma pequena parte para consumo doméstico (azeite de excelente qualidade com uma acidez entre 0,2 e 0,3).